“Novas tecnologias da informação e da comunicação transformaram espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar”. (Perrenoud, 2000, p.125).O professor não tem como negar que as tecnologias originam mudanças sobre as velhas formas de ensinar, e este deve aprender a conhecer e a fazer estando aberto ao conhecimento que o aperfeiçoará no uso das tecnologias, sem, contudo tentar adequar às novas mídias as suas velhas práticas.
Pois muitas vezes, com raras exceções, observarmos algumas unidades de ensino, educadores fazendo o uso de recursos como: DVD, internet, data show , ou utilizando aos inúmeras possibilidades do computador aplicando os mesmos métodos pedagógicos antigos permanecendo o aluno como simples receptor passivo de informações.
Sabemos que para que os docentes explorem os recursos tecnológicos com uma nova postura didática faz-se necessário que o mesmo seja orientado por um mediador pedagógico tecnológico ou outro profissional capaz que lhe oriente e capacite em uma formação tecnológica clara de como explorar tais recursos e qual é o que se enquadra em determinadas atividades.
Por este motivo para que este espaço contribua com os educadores, peço ao caro leitor que deixe registrado sua experiência didática com o uso das tecnologias.
Em geral, as experiências trocadas entre educadores animam os docentes a criar atividades usando as tecnologias no seu dia-a-dia de sala de aula, iniciando desta forma sua caminhada neste novo e dinâmico mundo da tecnologia.
Agora deixe registrado sua experiência, e lembre-se que muitas vezes, esta troca de experiência é a única possibilidade de capacitação de muitos professores. (Paty Pariz)
- Você já desenvolveu alguma atividade que fazia o uso de alguma mídia em que buscava-se uma atuação mais ativa do aluno?




