Boas Vindas!

Boas vindas a todos os interessados na discussão e reflexão do uso das tecnologias na educação.
Este espaço propõe discutir,analisar e propor propostas de ações pedagógicas, estratégicas e políticas que nortearão a realização de uma monografia sobre o mesmo tema para a especialização Tecnologias em Educação da PUC- RIO.
O blog visa promover o fortalecimento da atuação do professor em um mundo globalizado mediado pelas tecnologias,mas para atingir seu objetivo precisa de sua participação com sugestões, comentários ou respondendo as enquetes para crescermos e aprendermos juntos.

Qual é o sistema operacional de sua escola?

Sabe fazer uso do Linux Educacional?

Quais mídias você considera mais eficaz no seu trabalho como educador?

Os recursos disponíveis em sua escola são de fácil acesso?

Qual recurso você possui dificuldade para trabalhar ?

Participou ou participa de capacitação pedagogica para o uso da informatica em sala de aula?

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A tecnologia invade as salas de aula.


A geração de jovens e as crianças da atualidade são multitarefa, também conhecidos como a geraçãoY e Z vivem antenados a um ambiente de total tecnologia, com grande potencial de interatividade, sendo comum vermos jovens ouvindo música em aparelhos MP3 e falando ao celular simultaneamente.

Desta forma já não é possível para a escola exigir que alunos fiquem horas de aula sentadas em uma cadeira, apenas ouvindo o professor. A escola precisa dinamizar e tomar esse processo escolar mais prático e próximo à realidade vivida pelo aluno fora da escola.

O tradicional relacionamento do aluno com o ensino mudou muito. Hoje muitos alunos apresentam seus trabalhos com produção de vídeo com recursos multimídia, que depois são disponibilizados no "You Tube".Alguns estudantes ousam até criar animações  e vídeos em 3D com a utilização de software avançados e difíceis de serem manuseados.

Os celulares, por exemplo, permitem não só que os alunos se comuniquem entre si, mas tirem fotos, gravem vídeos e entrevistas e transfiram material de um equipamento para o outro.

A partir do momento em que os recursos tecnológicos passam a integrar o processo de aprendizagem, todos os envolvidos se beneficiam: o aluno, que interage,aprende e se interessa mais pelo conhecimento em sala de aula; o professor que tem uma exposição de conteúdo dinâmica e atrativa, diversidade de atuação e maior tempo para realizar as atividades; e a escola que além de oferecer estrutura inovadora, estará sempre conectada às exigências de alunos, pais e do próprio mercado.

Com tanta evolução, os professores não podem ignorar o fato de que a tecnologia digital deve fazer parte da rotina do aluno, pois à  medida que a tecnologia  integra o ambiente escolar, o ensino se torna um prolongamento do dia a dia dessas pessoas, facilitando o processo de aprendizagem e conhecimento.

Infelizmente, muitas salas de aula ainda são tradicionais, pois a presença da tecnologia na sala é complexa. Não basta só o professor querer. É preciso estar capacitado e atento aos avanços. Além disso, a adoção da tecnologia como ferramenta de ensino é uma questão de política pública, econômica e de gestão de escola.

Texto Adaptado: Almanaque saraiva - jan/2011

Nenhum comentário: